As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina estão participando da campanha "Novembro Azul", mês dedicado, internacionalmente, às ações relacionadas à saúde do homem. As ações estão acontecendo em empresas, sala de espera e grupos de saúde das UBSs, e incluem orientações sobre a importância da prevenção e os cuidados com o câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens, além da apresentação dos serviços ofertados pela Rede Municipal de Saúde e ações educativas.
As atividades abordam temas como tabagismo, alimentação saudável, atividade física, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e paternidade responsável. Quando necessário, os homens também podem agendar uma avaliação médica para a realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), utilizado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, solicitou que os homens busquem atendimento assistencial, não apenas durante o Novembro Azul, e façam os exames preventivos regulares. "A campanha visa alertar a população masculina a respeito das doenças masculinas, mas a nossa intenção é conscientizar os homens sobre a importância de realizar exames de prevenção e não apenas se dirigir às unidades de saúde quando alguma enfermidade já estiver instalada", frisou.
Segundo informações do Laboratório de Análises Clínicas Municipal de Londrina (Centrolab), do início de 2018 até o início de novembro, foram realizados aproximadamente 18 mil exames de PSA. Em 2017 foram feitos, ao todo, 22.267 exames, sendo que 1.942 deles aconteceram durante o mês de novembro.
Confira a programação nas UBSs da cidade:
Vila Nova- Na programação das unidades consta, nesta terça-feira(13), às 8 horas, uma abordagem da equipe da UBS Vila Nova, relacionada à saúde do homem, em uma empresa localizada na Avenida Brasília, 3.126.
Itapoã– Também na terça-feira (13), às 7h30, a equipe da UBS Itapoã estará na Capela Maria Assunta ao Céu, no Jardim Itapoã, falando sobre o tema em um grupo de alongamento. No dia 16, haverá uma caminhada, às 7h30, com saída da UBS Itapoã, com o objetivo de abordar a importância dos cuidados com a saúde do homem.
Leonor– Nos dias 13, 23 e 30, haverá orientação sobre ISTs e testes rápidos pelos agentes comunitários de saúde e enfermeiros, de manhã e à tarde, na UBS Leonor. Além disso, devido à campanha, a unidade agendou 128 consultas para o público masculino neste mês, de pacientes homens que há muito tempo não compareciam à unidade, principalmente aqueles que possuem doenças crônicas, hipertensos e diabéticos.
Novo Amparo- Na quarta-feira (14), a partir das 8 horas, a UBS Novo Amparo ofertará um café da manhã para os pacientes que realizarem coleta de exames, bem como para todos os usuários que estiverem na unidade. Também serão distribuídos folders e preservativos, orientando os homens sobre a importância de se cuidar, de fazer consultas médias e de procurar a UBS regularmente.
Eldorado- Ainda no dia 14, às 15 horas, os profissionais da UBS Eldorado falarão sobre a saúde do homem em um grupo de terapia, na Igreja Santa Rita de Cássia, Jardim Califórnia.
Pind- No mesmo dia, no período da tarde, uma equipe da UBS Pind estará no Posto Formigão, abordando caminhoneiros para falar sobre o tema.
Marabá- A UBS Marabá vai ofertar, nos dias 19, 21, 26 e 28, no período da manhã, palestra em sala de espera sobre a saúde do homem. Nos dias 21 e 28, também pela manhã, haverá uma abordagem em uma feira livre localizada próxima à UBS. As atividades contam com a participação dos alunos do curso Técnico de Enfermagem do Colégio de Aplicação. No dia 19, às 11 horas, a mesma unidade promoverá uma roda de conversa, para verificação de pressão arterial de colaboradores de uma empresa localizada na Rua das Mangueiras, 635, Jardim Interlagos.
Piza- No dia 22, das 19h30 às 21 horas, a equipe da UBS Piza conversará com os alunos do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, sobre a campanha.
Durante o Novembro Azul a Secretaria Municipal de Saúde também está lançando oficialmente, de forma inédita, o pré-natal do parceiro, que visa assistir também o homem, durante o período de gestação de suas parceiras. Além de estimular o acompanhamento dos pais nas consultas de pré-natal, será oferecida atualização de vacinação para o homem, além de testes rápidos para ISTs e agendamento de exames de laboratório, quando necessário.