A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou este mês o novo sistema de regulação médica online. O agendamento de consultas com médicos especialistas, que antes demorava até 60 dias, agora levará cerca de uma semana. O sistema está em funcionamento desde segunda-feira, dia 10 de setembro.
A regulação online é um instrumento que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão utilizando para solicitar consultas médicas com especialistas. Desde 2007, Londrina já contava com o sistema de regulação não informatizado.
"Com o antigo sistema, os pacientes eram colocados na fila de espera por ordem de chegada e não pela necessidade de atendimento e gravidade da doença. Tudo era feito por meio de protocolos impressos. Com a regulação online, o trâmite funciona em tempo real e há a estratificação de risco dos pacientes, o que agiliza o processo de agendamento das consultas. O paciente classificado com risco nível 3 tem prioridade no atendimento e, por isso, será atendido em primeiro lugar", explicou a coordenadora da Central de Regulação, Miriani Ribeirete.
Com o sistema digitalizado, ainda nas UBS os médicos pedem o agendamento com o especialista, preenchem a documentação online e enviam para a Diretoria de Regulação da Atenção à Saúde (DRAS), através do sistema de informática, o Saúde Web. Os médicos reguladores do DRAS avaliam os documentos e exames, podendo pedir outros, e estratificam o risco da doença e a necessidade de atendimento do paciente. Após avaliação dos reguladores, a consulta é marcada e o paciente é avisado pela UBS.
A implantação de um sistema online para marcação de consultas era um pedido dos profissionais da saúde desde 2009. Hoje, quatro médicos, dois enfermeiros e três fisioterapeutas trabalham na regulação das consultas.