Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba mais

Tire suas dúvidas sobre a vacina contra a pneumonia

Redação Bonde/ Portal Brasil
25 nov 2014 às 14:57

Compartilhar notícia

- Reprodução / Portal da Saúde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pneumonia é uma infecção respiratória grave e caracteriza-se por febre, tosse com catarro, e, em muitos casos, precisa de internação, podendo levar a pessoa à morte se não tratada adequadamente.

A doença é responsável por altas taxas de internações e mortalidade, especialmente entre crianças menores de cinco anos. Cerca de 15 milhões de crianças são hospitalizadas por ano, por pneumonia, em países em desenvolvimento. A doença também é responsável por cerca de 20% dos 8,8 milhões de óbitos anuais em todo o mundo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Levantamentos do Ministério da Saúde comprovam impacto significativo das vacinas contra a Influenza A (H1N1) e anti-pneumocócica na redução de internações por pneumonia nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais:

Imagem de destaque
Problemas no estoque

Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas

Imagem de destaque
Novembro azul

Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro

Imagem de destaque
Saiba mais

Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses

Imagem de destaque
Até julho, 544 atendimentos

Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres


Vacina anti-pneumocócica

Publicidade


A vacina pneumocócica (contra pneumonia) conjugada foi introduzida no calendário básico de imunização infantil do Brasil para menores de 2 anos em 2010. Até então, a vacina era direcionada às pessoas com mais de 60 anos, principalmente residentes em asilos ou casas de apoio à idosos.


Posteriormente, a vacina também foi disponibilizada para indígenas, profissionais da saúde e gestantes, ou pessoas com mais de 2 anos que apresentem condições que predisponham (direta ou indiretamente) às infecções pneumocócicas recorrentes, particularmente às formas graves, como: Esplenectomia (cirúrgica ou funcional, como na anemia falciforme); Deficiência de imunoglobulinas; Neoplasias malignas; AIDS; Fístula liquórica798; Doenças pulmonares (enfisema, brônquite crônica, bronquiectasias); Insuficiência cardíaca, renal ou hepática.; Diabetes e Alcoolismo.

A vacina reduz o risco de infecções graves causadas pelo Streptococcus pneumoniae ("pneumococo"). Esta bactéria é causa comum de infecções respiratórias (otite, sinusite, pneumonia), e também pode ocasionar infecções generalizadas (meningite, sepse).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo