Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Inaugurada há um ano

Sem abrir portas, UPA já apresenta mofo e rachaduras em Arapongas

Rafael Fantin - Redação Bonde
18 dez 2013 às 16:37

Compartilhar notícia

- Reprodução/CREA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Unidade Pronto de Atendimento (UPA) do Jardim Caravelle, em Arapongas, completa o primeiro aniversário nesta sexta-feira (20) sem motivos para comemorações. Inaugurada no final da gestão do ex-prefeito Beto Pugliese, a UPA 24 horas ainda não abriu as portas para atendimento e já apresenta sinais de mofo, infiltrações no teto e rachaduras na parede, conforme relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea).

O investimento do Governo Federal foi de R$ 1,6 milhão para construção da unidade com capacidade de atendimento de 300 pacientes por dia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o levantamento, que fiscalizou 455 empreendimentos no Estado cadastrados no módulo de obras do Sistema de Informações Municipais (SIM), entre setembro e dezembro de 2012, a UPA de Arapongas é a única obra pública que foi concluída, mas continua sem uso na região de Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Até julho, 544 atendimentos

Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres

Imagem de destaque
Análise

Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente

Imagem de destaque
Novos dados

Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos

Imagem de destaque
Escassez

Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas


O relatório do Crea informa que a fiscalização foi realizada no final de setembro deste ano e aponta que a ausência de mobiliários e equipamentos seria uma das justificativas para a falta de atendimento no local.

Publicidade


Além das rachaduras e infiltrações, o Crea relatou que a UPA apresenta falhas de acessibilidade, como ausência de vagas de estacionamentos para deficientes físicos.


Reprodução/CREA
Reprodução/CREA


A Prefeitura de Arapongas informou que o município vai investir cerca de R$ 200 mil para reformar a UPA após a Vigilância Sanitária apontar que o local foi construído de maneira inadequada. Entre os erros, estão a proximidade entre as salas de expurgo e esterilização e a falta de janelas e pias em banheiros.

Segundo a assessoria de imprensa, o prefeito Padre Beffa vai assinar a ordem de serviço para a reforma nesta quinta-feira (19) com conclusão das obras entre 30 e 60 dias. A UPA precisa começar a atender a população até março, quando vence o prazo estipulado pelo Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a Prefeitura, 70% dos móveis e equipamentos necessários para abertura do local estão em fase de licitação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo