A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) informou nesta quarta-feira (26) que o caso que estava sendo monitorado em Guaíra (Oeste) não se encaixa na definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde de caso suspeito por coronavírus.
Tratava-se de um homem de 50 anos que esteve na Itália com a esposa e uma amiga e apresentou sintomas relativos a síndrome respiratória, sem febre.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, o caso não se encaixava como suspeito pelos sintomas, mas pelo fato do paciente ter realizado uma viagem recentemente à Itália, país que possui casos confirmados da doença. Essas medidas foram tomadas para que seja mantida a saúde do paciente e a prevenção, evitando que haja a propagação acaso seja confirmada.
Na manhã de terça-feira (25), foi realizada a coleta do material para análise e encaminhado para Curitiba. Segundo a Secretaria de Saúde do município, o paciente estava em isolamento em casa, sendo monitorado pela equipe.
O Paraná está alerta e sensível a vigilância das síndromes gripais incluindo ao coronavírus e vigilância ambulatorial. Todas as pessoas que realizarem viagem para locais que estiverem em alerta, irão passar por esse mesmo protocolo para que sejam descartadas as hipóteses.
O primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil na terça-feira.