A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina reforça a necessidade da segunda dose de imunização contra o Papilomavírus Humano (HPV), em especial para quem participou da campanha do mês de março neste ano.
A vacina contra o HPV deve ser tomada em três doses por meninas com idade entre 9 até 13 anos incompletos, e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção por alguns tipos de HPV é a principal responsável por casos de câncer do colo de útero, e a vacina é a forma mais eficiente de prevenção.
A proteção contra o HPV começa somente a partir da segunda dose da vacina, que deve ser aplicada seis meses após a primeira. A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, explica que a vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, e pode ser aplicada a qualquer momento em quem faz parte do público alvo. "Para ser vacinada, a menina pode ir a qualquer UBS, tanto na zona urbana como na zona rural, com a carteirinha de vacinação ou um documento pessoal", informou. Caso o agente de saúde verifique a ausência de imunização contra outra doença, esta poderá ser aplicada em conjunto.
Em Londrina, são aproximadamente 11.132 meninas na faixa etária de 9 a 13 anos. No ano passado, 9.530 meninas tomaram a primeira dose da vacina e 3.795 a segunda; a terceira deve ser aplicada 60 meses depois. Além da vacinação em crianças e adolescentes, o exame Papanicolau deve ser realizado regularmente na fase adulta para prevenção do câncer do colo de útero.