Quatro ambulâncias para uso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram entregues nesta terça-feira (10), em Londrina. Além dos veículos, 19 equipamentos odontológicos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município também foram entregues.
Duas ambulâncias foram repassadas pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA), e outras duas pelo Ministério da Saúde, do governo federal, além de dois desfibriladores repassados pelo governo estadual. Os veículos podem ser utilizados tanto para suporte básico quanto para o suporte avançado.
A partir de agora, o município passa a contar com oito ambulâncias circulando, sendo quatro para suporte básico, duas para suporte avançado e duas de Transporte Emergencial Centralizado (TEC). Até o início de 2013, Londrina contava apenas com uma ambulância.
Na ocasião, o prefeito Alexandre Kireeff anunciou que o município está finalizando a aquisição de outras três ambulâncias, através de licitação, com recursos municipais. "Com isso, teremos um círculo virtuoso de renovação permanente da frota de ambulâncias do município".
O secretário de Saúde, Gilberto Martin, ressaltou que as ambulâncias serão disponibilizadas de imediato ao atendimento da população. "Teremos um reforço significativo no sistema de atendimento de urgência e emergência no município", pontou.
Equipamentos odontológicos - Os 19 equipamentos, entregues na solenidade, são compostos por cadeira, mocho e refletor odontológico, unidade auxiliar (mesa), canetas de alta rotação e micromotor. O valor do investimento, feito com recursos próprios, é de R$ 157,7 mil.
Os equipamentos serão destinados às seguintes UBSs: Armindo Guazzi, Casoni, Alvorada, Lindóia, Marabá, Mister Thomas (na região leste); João Paz, Aquiles Stenghel, Maria Cecília, Parigot Souza, Cabo Frio, Ruy Virmond Carnascialli (na região norte); Leonor, Santiago e Panissa (região oeste); Cafezal e Pind (região sul); Guaravera e São Luiz (zona rural).