Verão, sol, praia. É o que muitos desejam quando entram de férias. Porém não são só coisas boas que chegam com a estação. O aumento dos pernilongos é considerável nesta época do ano, principalmente pelo calor excessivo.
Pessoas que são alérgicas a picadas de insetos sofrem ainda mais. Segundo a dermatologista Flávia Addor, a chance de inchar e até mesmo infeccionar o local da picada aumenta nesses indivíduos.
Muitas pessoas recorrem a receitas caseiras na intenção de afastar os pernilongos. As mais usadas são a ingestão de alho e de vitamina do complexo B. Muitos acreditam que ao serem secretadas pelo suor, tais substâncias interferem no odor natural produzido pelo corpo.
Porém, o método mais eficaz para se ver livre dos pernilongos ainda é o uso de repelentes, encontrados na foma de aerosol, gel ou em creme.
Eles bloqueiam os receptores localizados nas antenas dos insetos atraídos pelo ácido lático exalado através da nossa pele e, com isso, deixam o mosquito desorientado. O ideal é que esses produtos tenham picaridina (ou icaridina), DEET (dietiloluamida) ou IR 3535. Porém a eficácia não depende apenas da formulação, mas também da aplicação correta: uma dose generosa em toda a área exposta.
Se ainda assim, você for alvo dos insetos, o melhor a se fazer é uma compressa gelada, que reduz a inflamação e as dores locais. Não é recomendado o uso de álcool. Se ainda assim houver muito inchaço, coceira intensa e múltiplas lesões ou febre, procure orientação médica.