Rolândia registrou três casos de gripe H3N2, sendo dois idosos e uma gestante. Dois se recuperaram e um segue internado no Hospital São Rafael, conforme a Saúde. O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, informou que já há a transmissão comunitária desse vírus.
Conforme a Saúde, Rolândia vem registrando aumentos nos casos de síndromes respiratórias nos últimos dias. O número de casos confirmados de Covid-19 em Rolândia "explodiu" e cresceu 3.600% em 18 dias, de acordo com a reportagem publicada na terça-feira (4) no Bonde.
Após reuniões com o Comitê de Enfretamento da pandemia, o prefeito Ailton Maistro e a equipe técnica da Secretária de Saúde, informam reforço nos plantões médicos, tanto na UBS da Vila Oliveira, que é o Centro Municipal de atendimento aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19, quanto no Pronto Atendimento (PA) 24h, da Vila Oliveira. Agora, haverá o atendimento com mais um plantonista em cada um dos serviços, nos horários de maior procura.
Leia mais:
Queixas contra planos de saúde quase quadruplicam em cinco anos
Redes de fast food não planejam retirar cebola do cardápio no Brasil
Organizações elaboram carta para Unesco por justiça racial na educação
Doença do Maguila também pode ser causada por violência doméstica, diz médico
A média diária de atendimentos no Centro Municipal de atendimento aos casos suspeitos ou confirmados de covid-19 foi de: 96 pacientes em outubro e novembro, 105 em dezembro e subiu para 207 nos primeiros dias úteis de janeiro. Quase o dobro na comparação com o mês anterior.
No PA da Vila, não foi diferente. Foram 144 pacientes por dia em outubro, 219 em novembro, 215 em dezembro e em janeiro já está com 233.
Vale lembrar que a Unidade Básica de Saúde da Vila Oliveira (entrada pela rua Saguaragi) atende 24h por dia, sete dias por semana, os casos suspeitos e confirmados de covid-19
O Pronto Atendimento (PA) segue o atendimento 24h por dia, sete dias por semana, normalmente.
Quem precisar procurar o Centro Municipal de atendimento aos casos suspeitos ou confirmados de covid-19, na Vila Oliveira, se o caso permitir e não for grave, evite ir com acompanhante(s).
Nas consultas, os acompanhantes só entram se os pacientes forem crianças, idosos ou casos graves.
Use máscara, mantenha o distanciamento social, quando possível. Higienize mãos e objetos pessoais. Cuide-se!