Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alerta!

Regras antifumo para cigarros também valem para vape

Isabela Menon - Folhapress
08 jul 2023 às 18:00

Compartilhar notícia

- Prostooleh/Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"Fumar, tragar vape e usar cigarros eletrônicos não é permitido durante todo o voo", diz o aviso da companhia aérea British Airways pouco antes do embarque. Proibido no Brasil, o cigarro eletrônico está cada vez mais popular, principalmente entre jovens.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Apesar da ausência da combustão do cigarro, o dispositivo eletrônico é acompanhado de fumaça e aromas. Com a popularização do produto, é comum que surja a dúvida: é permitido fumar cigarro eletrônico em ambientes fechados?

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Emagrecimento rápido e bariátrica podem causar pedras na vesícula e perda do órgão

Imagem de destaque
Doação da Saúde

Londrina recebe cinco novas ambulâncias de suporte básico

Imagem de destaque
Entenda

Contestado estudo que popularizou hidroxicloroquina contra Covid é 'despublicado'

Imagem de destaque
Infogripe

Boletim da Fiocruz aponta alta de casos de Covid-19 no Brasil


A resposta, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é que não. Em uma resolução divulgada em maio deste ano, a agência explica que os cigarros eletrônicos são classificados como produtos fumígenos, que podem ser derivados ou não do tabaco.

Publicidade


Portanto, independentemente das características físicas das emissões e do ponto de vista toxicológico, as emissões de vapor dos cigarros eletrônicos devem ser tratadas como as dos cigarros convencionais.


Segundo a Anvisa, o vapor emitido pelos dispositivos contém componentes químicos que são potencialmente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Publicidade


Assim, a agência prevê que os aparelhos eletrônicos se enquadram na lei de nº 9294/1996 que proíbe o uso de produtos fumígenos em recintos coletivos fechados, privados ou públicos.


A venda do cigarro eletrônico não é autorizada no Brasil. A Anvisa já produziu um relatório de junho de 2022 em que analisa diversas evidências do uso do dispostivo. Diante dele, a instituição optou por manter a proibição dos produtos.


Segundo a assessoria da agência informou à Folha, atualmente uma equipe técnica analisa dados sobre o tema e a possibilidade de abrir uma consulta pública.


Imagem
Papa elege seu ghost-writer, autor de livro sobre beijos, como guardião da doutrina católica
Ao oficializar o arcebispo de La Plata, Victor Manuel Fernández, como o novo prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, o papa Francisco pavimenta a reforma no histórico órgão da Igreja Católica
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo