Notícias

Refrigerador inadequado faz vacinas serem recolhidas em UBS de Londrina

16 fev 2016 às 09:52

Vacinas tiveram que ser removidas da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Guanabara, no Jardim Arco Íris, centro de Londrina, nesta segunda-feira (15). A medida foi tomada após a constatação de que a temperatura do refrigerador estava acima do limite permitido. Estima-se que 200 doses tenham sido prejudicadas.

De acordo com a coordenadora de imunização da secretaria municipal de Saúde, Sônia Fernandes, quando os termômetros não estão entre +2ºC e +8ºC, a recomendação é recolher o material e enviá-lo para avaliação da Secretaria Estadual de Saúde.


"Os funcionários chegaram para trabalhar ontem e viram que a temperatura era de +12ºC. Como a vacina é termossensível, mesmo se ela fosse de +8,1ºC, o nosso procedimento seria o mesmo. Foram feitos todos os trâmites determinados pelo Programa Nacional de Imunização, porque a nossa preocupação é com a qualidade da vacina. A partir de agora, a coordenação estadual vai averiguar a condição das mesmas para saber se há necessidade de descarte definitivo", explica. Quando armazenadas fora do padrão, as vacinas têm suas propriedades alteradas, comprometendo sua eficácia.


O problema ocorreu devido à falta de geladeira adequada para armazenamento da substância. As UBSs de Londrina dispõem de equipamento de uso doméstico, ainda conforme a coordenadora. "Acreditamos que isso aconteceu devido ao fino isolamento do refrigerador. Com o calor do fim de semana, a temperatura interna da UBS se eleva, até porque não há circulação de ar e o prédio fica fechado", comenta.


A Prefeitura já providenciou a compra dos refrigeradores apropriados. A licitação deve ser encerrada dentro de duas semanas. "Assim que divulgarmos o resultado, a empresa terá 60 dias para entregá-los. Com essa compra, trocaremos 100% dos equipamentos da cidade, já que todas as unidades utilizam o doméstico. O Ministério da Saúde só passou a exigi-los no ano passado. Tivemos que rever a questão orçamentária por causa do custo alto. Acredito que, em 90 dias, já teremos resolvido essa questão", prevê.

A UBS Guanabara recebe, nesta terça-feira (16), novo volume de doses. A coordenadora garante que o atendimento à população já foi retomado. "Temos todas as vacinas que constam no calendário nacional, destinadas a crianças e adultos, de acordo com cada recomendação", finaliza.


Continue lendo