Notícias

Raio-x da UPA do Jardim Sabará volta a funcionar

04 out 2016 às 15:24

Após quase três semanas parado, o aparelho de raio-x da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Jardim Sabará, na zona oeste de Londrina, foi consertado por uma empresa terceirizada. A contratação ocorreu via dispensa de licitação por parte da Secretaria Municipal de Saúde. O serviço voltou a funcionar desde a semana passada. Porém, a mesma instituição contratada ainda não encerrou os reparos no mesmo equipamento da UPA do Jardim do Sol. A promessa é que tudo será resolvido até a próxima quinta-feira (6).

De acordo com a diretora da Secretaria de Saúde de Londrina, Eliane Marussi, o valor do conserto ficou entre R$ 10 e 15 mil. Sem os raios-x, a administração municipal precisou improvisar. Os pacientes que procuravam as UPAs e eram diagnosticados com ortopedias de baixo impacto eram levados pelo Samu ou por veículos da Saúde para realização de exames no Hospital da Zona Norte (HZN), que dispunha do benefício. A regulação só era autorizada após análise do ortopedista de plantão. "Em casos mais graves, o paciente procurava diretamente hospitais secundários ou terciários", avaliou Marussi.

Desde a semana passada, o atendimento está concentrado na UPA do Sabará. O serviço de encaminhamento ainda é mantida pela direção da secretaria. "O aparelho foi arrumado em ótima hora, até porque o raio-x do Zona Norte também quebrou. É por isso que estamos atendendo os casos leves que são recebidos inicialmente por lá", disse a diretora.


Continue lendo