Notícias

Quem come fora de casa corre mais risco de ter verminose

16 ago 2010 às 15:46

Crianças não são as únicas vítimas das verminoses. Adultos que comem fora de casa também são alvo do problema, pois a ingestão de alimentos mal higienizados e crus é a principal fonte de contaminação por verminose.

A infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Raquel Brito, destaca que é importante redobrar a atenção na hora da refeição feita fora de casa. "Escolha verduras e legumes cozidos e carnes bem passadas, pois o calor destrói os vermes e seus ovos. Além disso, observe a higiene do ambiente e o cuidado dos funcionários no manuseio dos produtos", alertou.


Normalmente, as verminoses não apresentam sintomas, mas algumas vezes podem ser confundidos com os da infecção alimentar, como as cólicas abdominais e diarreia. "Outras manifestações comuns da verminose são constipação intestinal, flatulência, náuseas, vômitos, falta de apetite ou muita fome, coceira anal e na pele e, em alguns casos extremos, crises convulsivas", explicou.

A especialista ressalta a importância de se fazer exames de fezes periódicos que identificam a presença de ovos e/ou parasitas de grande parte das verminoses que atingem os adultos. As mais frequentes são ascaridíase (lombriga), teníase (solitária), oxiuríase, tricuríase e ancilostomíase (amarelão). Com o diagnóstico a verminose é eliminada com remédios específicos ingeridos via oral. "Se não for possível passar por exames regulares, pode-se ingerir os medicamentos uma vez por ano, de forma preventiva e sempre com orientação médica", concluiu (com TREE COMUNICAÇÃO).


Continue lendo