Notícias

Pronta, UPA da Leste-Oeste vai ser ativada só no meio do ano

27 fev 2015 às 19:06

A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Londrina ficou pronta no final de janeiro, mas não se sabe quando começará a atender a população. O prédio, construído em um terreno da avenida Leste-Oeste, no jardim do Sol (zona oeste), ainda espera pelos equipamentos e servidores necessários para a ativação. De acordo com o secretário de Saúde, Mohamad El Kadri, o município deve terminar de pagar a empresa responsável pela construção da unidade no final de março. "A partir do término do pagamento, teremos 90 dias para ativar o local", disse. De acordo com ele, a UPA vai começar a funcionar só no meio do ano, entre o final do primeiro semestre e o início do segundo.

Atualmente, o município compra mobiliários, equipamentos e aparelhos para a unidade. "O raio-X, por exemplo, já foi adquirido", destacou o secretário. A Secretaria de Saúde também prepara um concurso público para contratar cerca de 200 funcionários. "Depois de contratados, eles serão treinados para trabalhar na unidade".


Já sobre a possibilidade de o município transferir as atividades do Pronto Atendimento Municipal (PAM) para a nova unidade, El Kadri lembrou que o projeto ainda está em fase de análise. "Isso só vai ser resolvido após a ativação da UPA e a reforma do prédio do PAM", observou.


O investimento total para a construção da UPA foi de R$ 3,5 milhões: R$ 2,6 milhões enviados pelo Governo Federal e o restante proveniente do próprio município. A unidade tem 2,1 mil metros e foi construída pela empresa Meridiano Construtora de Obras Ltda.

Atualmente, Londrina conta com apenas uma Unidade de Pronto Atendimento, que funciona 24 horas por dia no jardim Sabará (zona oeste).


Continue lendo