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Disponível 24 horas por dia

Programa UPA On-line utiliza telemedicina para atendimentos de urgência e emergência pelo WhatsApp

Redação Bonde com N.Com
30 jun 2022 às 20:05

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- Emerson Dias/N.Com
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Em funcionamento desde o dia 15 de junho, a UPA On-line oferece atendimento de saúde via telemedicina a todos os usuários de Londrina com sintomas leves. Qualquer cidadão londrinense, com 12 anos de idade ou mais, pode utilizar o serviço, que é acionado através do WhatsApp (21) 9 7299-4203. O atendimento fica disponível todos os dias, 24 horas por dia.


Esse serviço é oferecido pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, mediante termo de cooperação técnica firmado com a empresa Near Telemedicina. O projeto piloto permanecerá em vigor durante trinta dias, sem nenhum custo aos cofres públicos, com capacidade para até 18 mil atendimentos.

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Cada uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Londrina registra, em média, de 12 a 15 mil atendimentos por mês. E a UPA On-line vem para complementar a rede municipal de saúde. Com essa ferramenta, que utiliza aplicativo de mensagens para triagem e videochamadas para consultas, o paciente que não apresenta uma condição grave pode ser atendido remotamente, de qualquer ambiente. Basta ter acesso à internet.

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Além da comodidade de passar pela consulta em casa, a UPA On-line também representa economia ao usuário, que não terá gastos com transporte ou deslocamento. Mas o principal benefício apontado pelo serviço de telemedicina é a redução do tempo de espera.

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O diretor de Urgência e Emergência em Saúde da SMS, Cleiton José Santana, explicou que, nas unidades de urgência e emergência, quem apresenta quadros mais graves é atendido mais rapidamente. Dessa forma, pacientes com queixas mais simples, dores crônicas ou que não representam risco iminente acabam tendo que esperar mais tempo pelas avaliações e consultas.


“Esse é um serviço complementar para reduzir o tempo de espera dos pacientes com quadros mais simples, e beneficiar toda população acima de 12 anos, incluindo adolescentes e adultos, com sintomas leves e que não precisem de um exame físico mais detalhado. Pacientes com cortes, sangramentos e suspeitas de faturas ainda devem procurar o atendimento presencial. Esse tipo de atendimento virtual vem com o intuito de ser mais um dispositivo de atendimento à população, para beneficiar os pacientes com casos de menor gravidade”, detalhou.

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Santana reforçou que o paciente que optar pelo atendimento virtual receberá toda a assistência necessária. “Pela UPA On-line, os pacientes passam por uma triagem, toda on-line, feita por um enfermeiro. Caso haja indicação, esse paciente será atendido com um médico do plantão virtual, por agendamento”, acrescentou.


A enfermeira Mariana Neves Faria Tenani, de 40 anos, confirmou a agilidade e eficiência da UPA On-line. No dia 21 de junho, por volta das 7h30, ela entrou em contato com o serviço após três dias com tosse, dores de garganta e no corpo. Feita a triagem, a enfermeira do atendimento virtual agendou a consulta com um médico, marcada para 8h15. “Fui muito bem atendida, supriu as necessidades que eu tinha. Após a consulta, recebi pelo WhatsApp e e-mail a receita e pedido de exame, para fazer na UPA”, relatou.

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Tenani explicou que já havia utilizado o atendimento presencial em UPA de Londrina, e observou várias vantagens com o serviço on-line. “Me surpreendi com o aplicativo, foi melhor e mais rápido do que eu imaginava. Aguardar ser atendida de casa, melhor acomodada, sem me expor ao ambiente de saúde e também sem expor as pessoas com as quais eu teria contato, foi a melhor coisa. Não posso comparar o tempo de espera, porque na UPA On-line não houve este tempo. Era algo leve, mas eu precisava do atendimento naquele dia para tratar e melhorar. No presencial, com certeza aguardaria um tempo bem maior”, destacou.


A paciente finaliza indicando a UPA On-line aos demais usuários, já que é uma ferramenta que pode aprimorar os atendimentos presenciais para quem está com situações de risco sem prejudicar os pacientes com quadros mais leves. “Eu super indico o atendimento on-line e espero, de coração, que dê certo. Acredito que isso aliviará o atendimento presencial das UPAs, ficando mais adequado para os casos moderados e graves, com necessidade de avaliação presencial. Bom para os profissionais e mais ainda para usuários. Acredito neste SUS, com a qualidade que ele foi feito, com a eficiência e eficácia que todos merecemos”, completou.

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Na UPA do Jardim do Sol, o usuário que comparecer presencialmente mas puder ser atendido no serviço virtual, tem uma sala à disposição para fazer o procedimento, com orientação da equipe.


Como funciona?

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Com o WhatsApp (21) 9 7299-4203 salvo nos contatos do telefone, o usuário inicia o atendimento, respondendo perguntas para o cadastro com dados pessoais. Essa primeira etapa é executada por uma Inteligência Artificial.


Feito o cadastro, o paciente passa a se comunicar com um profissional de Enfermagem, responsável pela triagem. Nessa fase do atendimento, ele deve relatar quais os seus sintomas, para que o enfermeiro defina o próximo passo.

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A depender do quadro apresentado, o paciente pode receber orientações para autocuidado; ou agendar uma consulta por videochamada, com médico. E esse profissional médico poderá prescrever medicamentos ou fornecer atestados de afastamento, conforme a necessidade do paciente, e encaminhá-los pelo WhatsApp.


Caso o diagnóstico dependa de algum exame ou avaliação mais específica, o médico pode encaminhar o paciente a uma das UPAs (Jardim do Sol ou Sabará), para ser atendido presencialmente.


A parceria entre a Prefeitura e a Near Telemedicina foi viabilizada pelo Edital de Soluções Inovadoras, implementado pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). Neste chamamento, empresas e startups que queiram aplicar suas tecnologias e ferramentas na esfera do Município podem apresentar suas ideias que, se aprovadas por uma comissão avaliadora, serão replicadas na Prefeitura gratuitamente.

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