Notícias

Presos da cadeia de Rolândia serão avaliados contra tuberculose e HIV

12 abr 2016 às 14:46

Detentos da cadeia pública de Rolândia (25km a oeste de Londrina) vão passar, nesta quarta-feira (13), por um mutirão organizado por profissionais da Secretaria de Saúde do município. O objetivo é prevenir os encarcerados contra a tuberculose e HIV no interior da unidade prisional.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, dois casos já foram registrados na carceragem, que atualmente comporta 100 presos, mas em um espaço para apenas 60. Muitos deles já foram condenados pelo poder judiciário, mas não há unidades disponíveis para as transferências.


Londrina


No dia 25 de março, um detento lotado na unidade 2 da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) morreu vítima de tuberculose. Ele permaneceu quatro dias internado no Hospital Universitário (HU). Outros sete detentos teriam contraído a doença.


O óbito foi motivo para que a Comissão de Direitos Humanos da Casa convocasse uma reunião com representantes do HU, PEL e Depen. O encontro, realizado na semana passada, resultou na formação de uma comissão que irá acompanhar os casos de registro da doença.

Na ocasião, a vereadora Lenir de Assis (PT), que preside a comissão, informou que o ideal era "a elaboração de um projeto que garantisse a plena realização dos exames antes do preso ingressar na penitenciária".


Continue lendo