Notícias

Parlamentar diz que faltam medicamentos em farmácias

14 mai 2013 às 08:56

O vereador Colpani pediu a atenção da Comissão de Saúde da Câmara de Curitiba à ausência de medicamentos nas farmácias da cidade, como a Ritalina, usada comumente para tratar do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). "Tenho recebido várias reclamações, os médicos estão receitando apesar de o medicamento estar faltando nas farmácias. Aumentou o uso da Ritalina em crianças em idade escolar, para tratar dificuldades de concentração", disse.

A comissão concordou em encaminhar um ofício ao Ministério da Saúde, para obter mais informações sobre a distribuição do remédio e o motivo da falta dele nos estabelecimentos comerciais.


Colpani também advertiu os membros do colegiado sobre a falta de "fitinhas" para o controle do diabetes nas unidades de saúde. O produto é distribuído à população que precisa fazer o controle periódico dos índices de glicemia em casa, sem ter que se deslocar até o posto. Pedro Paulo, presidente da comissão, disse que essa e outra questão levantada pelo vereador Mestre Pop poderão ser respondidas pelo próprio secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, que prestará contas de sua pasta no próximo dia 28 de maio, em audiência pública marcada para o plenário da Câmara Municipal.

A questão trazida por Mestre Pop é a quantidade de médicos em atuação nas unidades de saúde do bairro Tatuquara, em especial a chamada Monteiro Lobato. "Tive a notícia que quatro profissionais serão transferidos para outra unidade de saúde, no Sítio Cercado. Tem que ver como manter o atendimento", questionou o vereador.


Continue lendo