A Secretaria Municipal de Paranavaí vai investigar a possibilidade de pacientes terem tomado uma terceira dose de vacina contra o coronavírus no município. A suspeita surgiu após um profissional de saúde, que já havia concluído o processo de imunização com duas vacinas, ter voltado, tempos depois, ao Centro de Eventos da cidade para tentar repetir o procedimento, mas com um inoculante de outro laboratório.
De acordo com a secretária de Saúde de Paranavaí, Andreia Vilar, a terceira dose não foi aplicada porque outros profissionais da área reconheceram a pessoa, que foi orientada a voltar para casa. Entretanto, ainda de acordo com a secretária, a pasta vem recebendo questionamentos em relação à eficácia da vacina, pedindo por mais uma dose.
Diante desses fatos, a Secretaria de Saúde aguarda o fim do cadastramento de todas as pessoas aptas a serem imunizadas para checar se pode ter havido algum caso de pessoas, mesmo da população, que tenha conseguido tomar a terceira dose.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Em Paranavaí, até o dia 16 deste mês, 44.159 pessoas já haviam sido imunizadas contra o coronavírus, das quais 33.706 apenas com a primeira dose e os 10.453 restantes com as duas.
Segundo o boletim diário publicado nesta terça-feira (22), Paranavaí acumula, desde o início da pandemia, 11.977 casos de coronavírus confirmados; 257 suspeitos aguardando o resultado dos exames e 235 mortes em decorrência da doença.