O boletim semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (18) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), registrou 60 novos casos da doença. Os dados são do 21° Informe Epidemiológico, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1° de agosto e deve seguir até julho.
O Paraná soma aproximadamente 15 mil casos suspeitos, com 673 confirmados (4,48%).
Até o momento, 306 municípios registraram notificações de dengue. Desses, 112 confirmaram a doença, sendo 80 com casos autóctones, quando a doença é contraída no município de residência. Há ainda 2.329 casos em investigação. Não há registros de óbito neste período.
Leia mais:
Brasil não usará mais vacina de gotinha contra a pólio; entenda a mudança
Mortes de gestantes são associadas a maiores restrições ao aborto nos EUA
Anvisa avalia novo tratamento para câncer de pulmão
Maternidade Municipal de Londrina oferece oficina de parto para gestantes
Segundo informações do boletim, os sorotipos Denv1 e Denv2 já circulam no Paraná, mantendo a tendência observada no período epidemiológico anterior.
A coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte, faz um alerta para que a população colabore para eliminar os potenciais criadouros, principalmente nesse período de chuvas e aumento das temperaturas.
“Um levantamento entomológico realizado pelos municípios no período de setembro até novembro de 2021 mostrou que lixo, pneus e demais materiais que acumulam água representam 74% dos recipientes utilizados pela fêmea do Aedes aegypti para depositar seus ovos”, afirmou. "Diante desse quadro, é hora de cuidar também da dengue, que precisa ter um olhar constante".