O Paraná confirmou mais 404 casos da dengue no informe desta terça-feira (27). Desde agosto do ano passado, o estado soma 27.574 casos da doença, em 288 municípios paranaenses.
Do total de casos, 24.415 são autóctones e confirmam que a dengue foi contraída no município de residência. São 92.376 casos notificados, com um aumento de 1.096 registros em relação à semana anterior. As notificações estão em 361 municípios.
"Os números confirmam que o vírus da dengue está circulando no Paraná. Reforçamos que a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da doença é a medida de prevenção mais efetiva para o controle da dengue, zika e chikungunya”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Leia mais:
Nova Maternidade do HU de Londrina registra 1,8 mil partos em um ano
Estudo científico confirma a transmissão vertical do vírus oropouche
Ministério da Saúde e Anvisa fazem campanha contra Mpox em portos e aeroportos
Após vaivém, Saúde recusa oferta de vacina atualizada da Covid por falta de registro da Anvisa
Ele reforça que o mosquito Aedes aegypti busca os pontos que acumulam água parada para a proliferação. "Por isso, é fundamental que estes recipientes e locais sejam eliminados dos quintais e ambientes internos das residências e também das áreas públicas”, afirmou o secretário.
CRIADOUROS – Segundo levantamento entomológico da Vigilância Ambiental da Sesa, entre 24 de abril a 30 de junho de 2021, a maior porcentagem de criadouros está em locais passíveis de remoção, como lixo com garrafas e latas descartadas sem as tampas; sucatas em pátios de ferros-velhos e entulhos de construção.
O levantamento destaca ainda que os vasos de plantas com prato, os recipientes de degelo dos refrigeradores, pequenas fontes ornamentais e bebedouros estão entre os principais criadouros do mosquito da dengue.