O Paraná receberá 99.450 doses da Pfizer/Comirnaty para vacinação exclusiva de adolescentes com comorbidades e deficiência permanente no estado, na noite desta sexta-feira (24). O comunicado deste primeiro lote foi confirmado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (23)
A pasta federal incluiu os adolescentes sem comorbidades no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e projeta uma pauta específica de doses nos próximos dias. O secretário-executivo disse que deve o País receber cerca de 100 milhões de doses da Pfizer até o final do ano, o que garantirá a cobertura integral dos adolescentes no Estado, ao menos com a primeira dose, até dezembro.
Na prática, o Paraná já havia anunciado o início da vacinação dos adolescentes com comorbidades,
Leia mais:
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo após cinco anos
Em nota, o secretário de Saúde, Beto Preto, afirmou que todos os adolescentes devem ser vacinados, não apenas aqueles com comorbidades ou deficiência e, para isso, a pasta está dialogando com o Ministério da Saúde para agilizar o processo e garantir a cobertura vacinal ao maior número de paranaenses.
Com todos esses lotes, desembarcarão no Paraná 353.600 doses. Elas serão enviadas para o Centro de Medicamentos do Paraná e, seguindo o regramento adotado desde o início da campanha de imunização, serão separadas para distribuição às 22 Regionais de Saúde.