O Paraná recebeu mais 453,7 mil doses de vacinas Covid-19 nesta quinta-feira (22). O Ministério da Saúde enviou para o estado 243,7 mil doses da AstraZeneca e 52,8 mil doses outras recebidas pelo consórcio Covax Facility. A pasta também enviou para o estado mais 69 mil doses do imunizante da Pfizer e 88,2 mil doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan.
Desde o início da campanha de imunização, o estado já recebeu 9 milhões de doses de vacinas Covid-19. Dessas, mais de 7 milhões foram aplicadas.
Nesta distribuição, estados que fazem fronteira com outros países receberam doses extras para vacinar sua população. Também foram enviados imunizantes para primeira dose de pessoas entre 50 e 59 anos, fora dos grupos prioritários, e segunda dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, e pessoas com deficiência permanente.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura vacinal no tempo recomendado. Para a vacina da AstraZeneca e da Pfizer, o intervalo é de 12 semanas. Já a do Butantan, o intervalo é de 4 semanas.