Toda a população acima de seis meses de idade poderá se vacinar contra a gripe pelo SUS no Paraná. A Secretaria estadual Saúde pactou nesta quarta-feira (23), na Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB), que o Estado abrirá a vacinação para a população em geral.
A decisão foi aceita após apresentação dos baixos índices de cobertura da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Paraná, que iniciou no dia 12 de abril e deve permanecer até 9 de julho.
Até a manhã desta quinta-feira (24), o Estado havia registrado 42,1% de cobertura vacinal contra a doença, com 1.993.419 doses aplicadas. Ao todo, 4.479.320 pessoas estão elencadas na população alvo do Paraná, que inclui os grupos prioritários para imunização.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
"Visto que todas as regiões do Estado têm registrado baixa procura pela vacina, estamos abrindo para toda a população que deseje se imunizar contra a gripe. Ressaltando que a imunização contra essa doença auxilia no diagnóstico das Síndromes Respiratórias, incluindo a Covid-19”, afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto.
Segundo os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até agora apenas três municípios do Estado atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de pelo menos 90% de cobertura vacinal: Nova Tebas (111,1%), Pérola d’Oeste (109%) e Saudade do Iguaçu (90,2%).
Em números absolutos, os três municípios que mais aplicaram doses da vacina foram Curitiba (339.985), Londrina (103.680) e Ponta Grossa (62.459).
DOSES – O Paraná já recebeu do Ministério da Saúde 3.848.400 doses de imunizantes contra a influenza. Todas foram distribuídas aos 399 municípios do Estado.
"Não queremos nenhum tipo de vacina parada, seja ela da influenza ou da Covid-19. A orientação do governador Ratinho Junior é imunizar toda a população do Estado”, enfatizou o secretário Beto Preto.
"O Paraná sempre foi referência em coberturas vacinais, principalmente da gripe, e neste ano em que vivemos um caso atípico com a vacinação do coronavírus, grande parte da população não tem buscado pela imunização contra a influenza, que já está na 23ª campanha anual, salvando milhares de vidas”, acrescentou.
A Secretaria da Saúde determina que as suas 22 Regionais repassem a orientação de ampliação da vacinação para os 399 municípios, e que aqueles que ainda não o fizeram iniciem ações e estratégias voltadas para a cobertura da população.