O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), anunciou nesta terça-feira (4) em entrevista coletiva que o Pronto Atendimento Municipal (PAM) passará por reforma assim que for concluída a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Oeste, na avenida Leste-Oeste, no jardim do Sol.
"Teremos uma ampla reforma no prédio do PAM, e os serviços serão transferidos temporariamente para a nova UPA. Pelo cronograma, os recursos humanos do PAM serão aproveitados e, em um segundo momento, novos profissionais entram", afirmou o prefeito.
Kireeff pretende bancar um projeto que envolve a incorporação do PAM pelo Pronto Atendimento Infatil (PAI). A iniciativa pretende 'transformar' os dois locais, localizados na rua Benjamin Constant (área central), em um grande centro de atendimento à população infantil.
O atendimento adulto, por sua vez, seria transferido para a nova Unidade de Pronto Atendimento. O prefeito vê como ponto estratégico o local onde a UPA está sendo construída. O espaço fica na avenida Leste-Oeste, entre a rotatória da avenida Rio Branco e o Terminal Central da zona oeste.
O município também busca recursos junto ao Ministério da Saúde para construção de duas novas unidades: uma na zona leste e outra na região norte.
A UPA Centro-Oeste está sendo construída com R$ 3,5 milhões em recursos do governo federal. As obras começaram em junho do ano passado e devem ser concluídas em junho deste ano. O município pretende gastar R$ 1,5 milhão em equipamentos para o espaço. A previsão é de que a nova UPA comece a atender a população até o final deste ano.