A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que há um surto de poliomielite na Síria. O país estava livre da doença desde 1999. De acordo com a organização, há o receio de que o surto se espalhe. O porta-voz da Divisão Antipoliomielite da OMS, Oliver Rosenbauer, disse ontem (29) que testes laboratoriais confirmaram a presença da doença em dez de 22 casos suspeitos em crianças, há cerca de duas semanas. As 22 crianças foram todas atingidas por paralisia flácida aguda, sintoma comum a várias doenças, incluindo a poliomielite.
"Em dez desses casos, isolaram o vírus da poliomielite selvagem do tipo 1. Os outros 12 ainda estão sendo analisados" informou Rosenbauer.
Afeganistão, Paquistão e Nigéria são os únicos países onde o vírus da poliomielite ainda é endêmico. Isso fez crescer as especulações de que jihadistas estrangeiros que lutam contra o presidente sírio, Bashar Al Assad, podem ter levado o vírus para a Síria. A OMS não comentou essas especulações.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Segundo Oliver Rosenbauer, mesmo que a poliomielite seja endêmica em apenas três países, o vírus pode ter chegado de qualquer parte do mundo.