Neste mês, a campanha Outubro Rosa aponta para a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. O primeiro são os cânceres de pele, e não melanoma.
De acordo com o Instituto Oncoguia, o câncer de mama tem 95% de chance de cura quando descoberto precocemente e, por isso, a realização de exames como a mamografia e a ultrassonografia de mamas é tão importante. Quando a doença é descoberta em estágio avançado, as chances de cura caem para 50%.
Em decorrência da importância dos exames, a Ômega Diagnósticos realiza mamografias e ultrassonografias de qualidade, o que permite a detecção precoce e correta das doenças da mama.
"A mamografia é como um raio-x das mamas, é um exame de imagem não invasivo. A radiografia é realizada por um equipamento chamado mamógrafo, que comprime a mama e, com essa compressão, fornece imagens de altíssima qualidade, o que permite identificar a presença de um tumor", explica Denice Mendes de Oliveira, técnica em radiologia da Ômega Diagnósticos.
A mamografia por si só já é capaz de identificar tumores nas mamas. Entretanto, a técnica em radiologia, Rosângela Lobato Ferreira, explica que o ultrassom pode complementar o diagnóstico. "Diferentemente do mamógrafo, o ultrassom trabalha com ondas sonoras de alta frequência que proporcionam imagens da estrutura interna do corpo - nesse caso, a mama. É importante saber que os métodos se complementam, e não excluem um ao outro, ou seja, auxiliam na conclusão dos diagnósticos", aponta.
Segundo a médica Patrícia Mari Matsumura, da Ômega Diagnósticos, a mamografia é um exame de rastreamento indicado a todas as mulheres com mais de 40 anos. A médica afirma que é importante realizar o exame anualmente, com o objetivo de descobrir a existência, ou não, de tumores.
Muitas mulheres têm dúvidas sobre o procedimento da mamografia e sobre possíveis consequências para os seios, contudo a compressão das mamas pode gerar um desconforto momentâneo durante a realização do exame, mas não existem efeitos secundários.
Além dos exames, as mulheres devem ficar atentas a alguns sintomas que podem aparecer. De acordo com Patrícia, os sintomas mais comuns e que merecem investigação são: nódulo palpável, fixo e indolor nas mamas; pele da mama mais avermelhada, o que pode estar associado a uma retração de pele e alterações no mamilo, como retração ou saída espontânea de líquido. Diante destes sintomas, mulheres de qualquer idade, devem procurar orientação médica e realizar os exames para o diagnóstico preciso.
Serviço:
Ômega Diagnósticos
Av. Bandeirantes, 809, Jardim Londrinar – Londrina/PR
Agendamentos: (43) 3374-0000 ou (43) 9 9165-1374
E-mail: agendamento@omegadiagnosticos.com.br
Facebook: facebook.com/omegadiagnosticoslondrina
*Com supervisão de Sofia Mikrute