A planta da nova sede do Samu foi concluída no mês passado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). Os documentos vão ser enviados ao Governo do Estado, que se comprometeu a liberar R$ 2 milhões para a construção da estrutura. A previsão é de que as obras comecem só no próximo ano.
O prédio vai ser erguido em terreno localizado na avenida Dez de Dezembro, ao lado da Rodoviária. A área abrigou um posto de combustíveis até o ano passado. Com o estabelecimento desativado, a prefeitura ficou livre para doar o espaço.
A 'novela' envolvendo a nova sede do Samu começou em abril deste ano, logo após a doação do terreno. De lá para cá, o serviço esperou pela formulação da planta da estrutura. "Recebemos os documentos, fizemos as readequações e enviamos de volta para o Ippul avalizar. Agora já está tudo certo e pretendemos enviar a plantar para a Secretaria Estadual de Saúde ainda este mês", garantiu o diretor de Urgência e Emergência do município, Felipe Guanaes, em entrevista à rádio CBN Londrina.
Atualmente, o Samu funciona em dois endereços na cidade. Na rua Fahrid Libos funciona o almoxarifado e o setor administrativo. Já rua Maranhão (centro) localiza-se o estacionamento das ambulâncias e a central de regulação. A nova sede terá 450 metros quadrados. O prédio vai contar com todos os setores já existentes, além de auditório e até um heliporto.