O Hospital São Rafael, único hospital de Rolândia, passará a ser administrado por uma nova diretoria a partir da próxima semana. A Irmandade Santa Casa de Londrina (Iscal), atual mantenedora do hospital, decidiu encerrar as atividades alegando falta de recursos e dívidas em torno de R$ 7 milhões.
Até 31 de maio, as duas diretorias trabalham em conjunto, em um processo de transição para análise de contas e estrutura do hospital. Segundo o diretor da Associação Beneficente Hospital São Rafael, Marisbel Mungo, o quadro de funcionários será mantido, com exceção de alguns cargos administrativos. "Apenas os funcionários administrativos que são da própria Santa Casa devem sair, mas outros serão contratados", adiantou.
O hospital conta com dez novos leitos de UTI, uma necessidade antiga da cidade, que ainda não poderão ser inaugurados. "Não depende do hospital, mas sim do Ministério da Saúde. Nós não somos os donos destas vagas, que pertenecem ao banco de leitos do Estado. Pode ser que venha antes, mas o prazo de credenciamento é de um ano", estimou Mungo.