No último dia 26 foi comemorado o "Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase". Durante toda esta semana a Secretaria Municipal de Londrina atuou com atividades voltadas à divulgação da doença. Para encerrar as ações será realizado o 1º Mutirão da Hanseníase no próximo sábado (31). A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Itapoã, na rua Benedito José Theodoro, 259, será o centro do mutirão, que acontece das 8h às 12h.
Os objetivos do mutirão são divulgar a doença, explicando os sintomas sinais e tratamento; esclarecer as dúvidas da população; estimular diagnósticos e tratamento precoce; fazer a coleta em suspeitos e encaminhá-los aos ambulatórios.
O diagnóstico precoce é de extrema importância, pois uma vez que a pessoa começa a receber o tratamento ela deixa de transmitir a doença. Todo o tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde. Todas as UBS de Londrina estão aptas a dar atendimento aos casos suspeitos.
A hanseníase é uma doença contagiosa, crônica e tem alto poder incapacitante. Alguns dos sintomas são manchas no corpo, perda de sensibilidade, pele seca e com ausência de suor, febre, edemas, dor nas juntas, mal estar e emagrecimento, entre outros.
Participam da ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde a 17ª Regional de Saúde, Consórcio Intermunicipal do Médio Paranapanema (Cismepar) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).