O vai e vem de carros e pessoas é tímido, impondo um silêncio e movimento raros de se encontrar em pleno centro da cidade, o que se repete por outras localidades. O único barulho que "corta” essa calmaria é do aparelho de som de uma loja no ritmo da "pisadinha”. Com população estimada em cerca de 2.100 habitantes, Santo Antônio do Paraíso (Norte Pioneiro) carrega um feito restrito apenas a outras duas cidades do total de 399 do Paraná - Amaporã (Noroeste) e Boa Esperança do Iguaçu (Oeste).
O pequeno município não registrou morte por Covid-19, um ano e dois meses depois do primeiro caso da doença ser confirmado em solo paranaense. "É uma bênção, parece que o vírus está mais fraco aqui. Onde trabalho todos respeitam (as medidas sanitárias), mas nos bares não são todos que seguem as regras”, avaliou o frentista Jorge Souza.
Vivendo sozinha e o com o local de trabalho a menos de dez metros de distância, a cuidadora de idosos Marilena Alves também celebra o fato de nenhum morador ter perdido a vida para o coronavírus. "Graças a Deus estamos assim. Morar sozinha é um tédio, mas fazer o que?. Só saio para comprar alguma coisa”, relatou ela, que está com a irmã positivada com o vírus. "Faz oito dias que ela foi confirmada. Está em casa, isolada, só com tosse. Temos nos falado por ‘zap”, comentou, se referindo ao WhatsApp.
Leia mais na Folha de Londrina.