Uma mobilização para reforçar a importância da prevenção contra a infecção pelo HIV, o vírus da Aids, acontece na Boca Maldita, nesta sexta-feira (30), das 10h às 17h. O evento marca as atividades do Dia Mundial de Luta contra a doença, celebrado neste sábado (1). A mobilização ocorre no dia do encerramento da campanha nacional "Fique Sabendo", de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
"A ideia é que as pessoas entendam que, se não puderam participar da campanha de testagem rápida, podem procurar nossas unidades básicas de saúde para fazer os exames convencionais. Os exames fazem parte da nossa rotina e estão descentralizados", observa a diretora do Centro de Informação da Secretaria Municipal da Saúde, Raquel Cubas.
Desde o início da notiticação da epidemia de aids, Curitiba registrou 9.742 casos de infecção por HIV e 3.080 de pessoas portadoras do vírus (ainda não desenvolveram a síndrome). Esse ano já foram confirmados 157 casos de pessoas que já desenvolveram aids e 209 que têm o vírus.
Nesta quinta-feira (29), no Distrito Cajuru, cerca de duzentos profissionais de saúde estão participando de um seminário de atualização sobre doenças sexualmente transmissíveis, aids e hepatites virais. "Foi uma oportunidade de sensibilização para informar e orientar a população sobre prevenção e, ao mesmo tempo, combater o precocento", diz a supervisora do distrito, Cleide Oliveira.