Mais 1.356.361 doses de vacinas contra a Covid-19 começaram a ser distribuídas no Paraná, nesta sexta-feira (25). Os Imunizantes da CoronaVac, do Instituto Butantan, para crianças de seis a 11 anos, da Pfizer/BioNTech, Janssen e AstraZeneca serão enviados, via terrestre, às Regionais de Saúde. Esta é a sexta distribuição de vacinas feita pelo Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) desde o início do mês.
Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o grande volume de
vacinas enviado para as regionais é suficiente para as pessoas que ainda
não estão com o esquema vacinal em dia.
“O Cemepar já enviou mais de 3,5 milhões de vacinas que são distribuídas proporcionalmente aos municípios. Este mês foram muitas doses. Para as pessoas que ainda não tomaram a sua vacina, aproveite este período. Temos ainda muitas pessoas morrendo por causa do vírus e a vacina é a nossa defesa”, disse.
Leia mais:
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Dose de reforço
Grande parte da remessa é destinada para a dose de reforço: são 846.811 vacinas para os paranaenses que precisam tomar a terceira dose. Deste total, 344.995 são da Janssen e 500.970 AstraZeneca, ambas para a população acima de 18 anos. As 846 Pfizer serão repassadas de acordo com solicitação dos municípios e são para pessoas acima de 12 anos.
Primeira dose
São 233.716 vacinas destinadas à primeira dose de adolescentes e crianças de seis a 11 anos de idade. Para o público jovem (12 a 17) estão sendo enviadas aos municípios 44.286 vacinas da Pfizer e para o público infantil são 189.430 para o início do esquema vacinal. As vacinas para a segunda dose das crianças estão armazenadas e serão enviadas oportunamente, para completar a imunização.
Segunda dose
As 22 Regionais de Saúde receberão doses da CoronaVac pediátrica para aplicação da segunda dose. São 161.660 vacinas para as crianças que tomaram a primeira dose há pelo menos 28 dias. Vacinas da Pfizer (114.174) para atender pessoas da população a partir de 12 anos de idade completam o quadro de distribuição da Sesa.