A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço do número de testes rápidos realizados na cidade durante o ano passado. De acordo com os dados, 2.278 pessoas procuraram o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Destas pessoas, 111 tiveram o exame confirmatório de HIV positivo, outras 12 foram detectadas com hepatite B, 19 com hepatite C e 79 com positivo para sífilis. De acordo com o enfermeiro e instrutor, Edvilson Cristiano Lentine, os números demonstram que é preciso divulgar medidas de prevenção e incentivar a realização de testes rápidos na cidade.
"É preciso que as pessoas tenham consciência da necessidade das medidas preventivas contra novas infecções pelo vírus HIV e que procurem fazer o teste rápido, principalmente porque muitas doenças são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas", disse Lentine.
No momento, a cidade conta com 214 profissionais de saúde capacitados para fazer o teste rápido. Com isso, a partir da próxima semana novos testes rápidos serão implantados nas Unidades Básicas de Saúde. Hoje, 15 unidades de saúde ofertam a realização do teste rápido de HIV.
Segundo Lentine, em períodos específicos como carnaval e campanhas de conscientização, quando há maior divulgação na mídia, aumenta o número de pessoas que procuram realizar o teste rápido. "Em períodos pontuais, há uma mobilização da população. Isso é comum no Brasil inteiro, por isso é importante divulgar os testes e estimular as pessoas a fazerem", disse.
Os testes rápidos são gratuitos, podem ser realizados de segunda a quinta-feira, às 8h30 e às 11h. É preciso apresentar um documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e se apresentar às 8h e às 10h30. Não é preciso estar em jejum para realizar o exame. O CTA fica na Alameda Manoel Ribas, 01. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (43) 3378-0146.