Temendo uma nova epidemia de dengue, a Prefeitura de Londrina anunciou na manhã desta sexta-feira (12) novas medidas para intensificar o combate à dengue no município.
O anúncio foi feito no antigo barracão do Instituto Brasileiro do Café (IBC), localizado atrás da empresa Cacique, na zona oeste da cidade, onde está sendo implantado a Central Logística Reversa, unidade de tratamento de resíduos recicláveis. No local, será realizado o trabalho de separação do lixo recolhido em multirões de limpeza e providenciado a destinação correta dos resíduos de produtos como garrafas de refrigerante, sacos de cimento e outros para a indústria ou empresa distribuidora.
A prefeitura anunciou ainda a contratação de mais uma cooperativa para o serviço de coleta de materiais recicláveis na cidade; 220 agentes municipais de endemias; a liberação de R$ 400 mil para publicidade em campanhas de conscientização da população no combate a dengue.
A partir de hoje, a Guarda Municipal também passa a atuar na fiscalização da cidade e irá prender pessoas que sejam flagradas jogando entulhos em locais inadequados.
Lira: 0,7% em Londrina
Durante a cerimônia, o secretário municipal de saúde, Márcio Nishida, divulgou o Levantamento Rápido da Infestação do mosquito da dengue (Lira), realizado na última semana. Segundo a última avaliação, o índice de presença do mosquito transmissor em Londrina foi de 0,7%, índice abaixo da porcentagem máxima preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1%.
A região sul obteve o maior índice da presença do mosquito, com 1,02%, ultrapassando o limite da OMS. A região leste obteve 0,82%; centro, 0,57%; norte, 0,52%; e oeste, 0,49%.
Este ano, por duas vezes, a Prefeitura de Londrina decretou estado de emergência devido a dengue. Primeiro, em fevereiro e, depois, recentemente, no dia 20 de outubro, quando foi estabelecido "situação de alerta emergencial no Sistema Municipal de Saúde" por um período de 180 dias.
Só este ano, Londrina já teve mais de 7 mil casos confirmados e quatro óbitos em razão da doença.