A secretaria de Saúde de Londrina acaba de anunciar a mudança do esquema vacinal da Coronavac (fabricada pelo Instituto Butantan/Sinovac). A partir desta terça-feira (4), todas as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante deverão cumprir o prazo de 28 dias para receber a segunda dose. Até então, o intervalo era de 21 dias entre uma dose e outra.
Aqueles que tomaram a primeira dose da Covishield, da Universidade de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, continuam com o mesmo esquema, ou seja, devem agendar a segunda dose a partir de 80 dias.
A explicação para a mudança da Coronavac, segundo o secretário da pasta, Felippe Machado, é uma atualização seguindo o protocolo do Instituto Butantan, que tem conferido maior eficácia da vacina com o prazo estendido entre as doses. Ele diz que o município tem o cadastro validado de 960 pessoas que estão completamento o prazo de 28 dias nesta terça (4). "Todas elas irão conseguir agendar a segunda dose para hoje e amanhã, serão mais 412 pessoas. São 1.970 vagas disponíveis em todos os pontos de vacinação exclusivos contra Covid que temos em Londrina”, afirmou.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Na Folha de Londrina, confira outros dados da vacinação.