Notícias

Londrina divulga 1º Lira de 2013 nesta quinta-feira

16 jan 2013 às 17:29

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, vai realizar amanhã (17), a partir das 14h, a primeira reunião anual do Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue. O debate aberto à comunidade acontecerá no auditório Samuel Pessoa, localizado na Villa da Saúde, avenida Casoni, 2.353, região central. Durante o encontro, os agentes de endemias apresentarão os dados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) e as ações desenvolvidas e propostas para 2013.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio Alves de Souza, a Prefeitura tem desenvolvido diversas ações para o combate do mosquito. Atualmente, 224 agentes de endemias realizam a vistoria a domicílio e trabalhos de fiscalização em pontos estratégicos nos finais de semana. Os locais com materiais que podem acumular água em terrenos baldios e que ficam dentro da área urbana são recolhidos pelos agentes. Outros 14 educadores nos bairros fazem a conscientização da população através da interação com as lideranças comunitárias, escolas e igrejas. O fumacê costal também está sendo dispersado por duas equipes com 10 funcionários em todas as regiões da cidade.


Outra ação que o Setor de Endemias implantou foi o bloqueio mais veloz à dengue. Assim que a Secretaria de Saúde recebe a notificação de caso suspeito de dengue, os técnicos avaliam a situação através do cruzamento de dados do vetor do mosquito, região da cidade e sintomas da doença. Após a avaliação, os dados são repassados imediatamente para a equipe do fumacê costal mais próxima, que vai até o local e dispersa o inseticida. Antes, este procedimento levava até 24 horas.


Para a gerente de vigilância epidemiológica, Leia Pereira, é importante avaliar a situação da dengue na cidade dado o período do ano. "A segunda quinzena de janeiro é considerada anualmente um período crítico, porque muitas pessoas viajam nessa época e deixam suas casas fechadas, onde possíveis criadouros do mosquito podem estar nos quintais. Por isso, é preciso estar atento e manter os quintais limpos", disse.

A reunião é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, Coordenação Municipal de Endemias e Vigilância Sanitária. Estarão presentes representantes de conselhos municipais de diversas áreas, além de outras instituições municipais.


Continue lendo