A Secretaria Municipal de Saúde inicia no próximo dia 4 a campanha de vacinação preventiva da gripe A (Influenza), em todas as 53 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural da cidade. Já no sábado (9) será realizado o "Dia D", em que nacionalmente todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinar a população.
O público-alvo são as crianças de zero até cinco anos, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade , funcionários de presídios, população indígena e pessoas portadoras de doenças crônicas como, por exemplo, aquelas com diabetes.
As crianças com até dois anos de idade devem tomar duas doses da vacina, já para os demais é necessário apenas dose única. Em todos os casos, é necessário ter em mãos a carteira de vacinação para facilitar o atendimento e registro da vacina. Os profissionais da saúde também podem apresentar seu registro profissional para receber a imunização.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Segundo a enfermeira da coordenação de imunização, Michele Patrícia Amadeu, o Ministério da Saúde (MS) já distribuiu as doses das vacinas para a 17ª Regional de Saúde, que deve começar a redistribuí-las às Unidades Básicas de Saúde da região nos próximos dias. "Sabemos que a vacina é uma medida preventiva eficiente, que quando aplicada em um período que antecede o inverno é ideal para manter a população protegida, principalmente o grupo prioritário que é composto por gestantes, idosos e crianças. Por isso, o início da campanha está confirmado para o dia 4 de maio", disse.