Notícias

Lavar as mãos evita 50% das mortes por diarreia

15 out 2009 às 13:49

Pesquisas mundiais apontam que 40% das pessoas não lavam as mãos depois de ir ao banheiro. Índices sobre o assunto são ratificados com novas pesquisas a cada ano, como a publicada no Journal of Environmental Health de setembro, que apontou que apenas 17% de estudantes de uma universidade canadense seguiam as recomendações de lavar as mãos.

Por isso, não é exagero lembrar os procedimentos corretos de higienização das mãos, tão importante em tempos da gripe tipo A, vírus H1N1. Neste dia 15, comemora-se pelo segundo ano o Dia Mundial de Lavagem das Mãos, iniciativa do Unicef, organizações não-governamentais ligadas à saúde e de empresas privadas. É a segunda data destinada à conscientização do gesto. A Organização Mundial de Saúde comemora o Dia Mundial de Lavagem das Mãos em 5 de maio.


O simples gesto reduz em 50% o índice de mortes por diarreia e em 25% as por infecções respiratórias, e são mais eficientes do que prevenção por meio de vacinas ou intervenções médicas.


Quando lavar?


Antes de comer e antes e depois de ir ao banheiro são fundamentais. Também é indispensável lavar ao levar a mão ao nariz ou à boca, pois pode contaminar objetos e outras pessoas com germes. As situações mais indicadas são após pegar em locais de grande contato como telefones, volantes, maçanetas, corrimão. Não é necessário lavar as mãos várias vezes por dia, fora dessas situações.


Sabonete


Fora de casa, é necessário usar sempre sabonete líquido. Se a única opção for o em barra, não use. Nesse caso, esfregue as mãos, seguindo os movimentos que faria com o sabão, mas lave apenas com água.


Secagem


O material disponível para secagem das mãos deve ser de uso exclusivo, ou seja, toalhas de papel descartáveis. Se as opções forem as de pano ou toalhas convencionais, melhor não secar.

(Informações do Terra)


Continue lendo