O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), assinou na noite desta segunda-feira (26) o Decreto número 947, que declara "Situação de Emergência e Alerta" no Sistema Municipal de Saúde.
A medida vale por 90 dias e pode ser prorrogada por igual período. Com a assinatura, a prefeitura pode tomar medidas emergenciais para realização de um novo concurso público, cancelado após recomendação do Ministério Público no dia 12 de agosto por plágio de questões e outras irregularidades.
O município também passa a ter a permissão de realocar profissionais para as atividades essenciais do Programa Saúde da Família, SAMU, Central de Regulação, Sistema de Internação Domiciliar, assistência farmacêutica e serviços de auditoria.
A contratação temporária de recursos humanos também está autorizada, desde que sejam em quantidade "estritamente suficiente" para manter o atendimento à população.
Além do prefeito, assinam o decreto o secretário de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, e de Governo, Paulo Arcoverde Nascimento.