Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Conscientização

Junho Vermelho estimula população a doar sangue no inverno

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 jun 2017 às 15:13
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste mês, vários Estados brasileiros comemoram o Junho Vermelho, para estimular a doação de sangue durante o inverno. Os motivos para a iniciativa são a redução dos estoques nos meses mais frios do ano e o aumento da demanda por causa de acidentes nas férias de julho. Em Londrina, o Hospital Universitário (HU) e outras entidades realizam atividades para estimular esse ato de solidariedade.

A iniciativa nacional é do Movimento Eu Dou Sangue. A ideia surgiu em 2011, quando as irmãs Debi Aronis e Diana Berezin realizaram a primeira edição em São Paulo, motivadas por um episódio familiar. "Somente quem vive a dificuldade de conseguir sangue sabe a importância das doações", explica Debi.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além das temperaturas mais baixas, outros fatores que contribuem para a redução dos estoques são o maior número de dias chuvosos e a ocorrência de feriados. Segundo as idealizadoras, nesse período, os hemocentros tendem a sofrer uma baixa de 30% em seus estoques. "Por incrível que pareça, a falta d’água é muito mais compreensível que a falta de sangue. Abastecer reservatórios depende das condições climáticas, da chuva cair no lugar certo, de Deus ou de São Pedro como dizem alguns. Mas abastecer os bancos de sangue, só depende de nós mesmos", comenta Diana.

Leia mais:

Imagem de destaque
Continua o alerta

Brasil chega a 5.250 mortes e 6,5 milhões de casos de dengue em 2024

Imagem de destaque
Ministra da Saúde

'Sabemos que não há condições de eliminar a dengue', diz Nísia Trindade

Imagem de destaque
Saiba mais

Reverter câncer terminal é raro, mas há chance de prolongar a vida, diz médico

Imagem de destaque
4 milhões de casos no mundo

Parkinson juvenil: entenda a importância do diagnóstico precoce


O (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) se esforça para conscientizar a população. Nesta terça-feira (6), das 14h às 17h30, a Blitz Educativa "Doe Sangue, Salve Vidas", com a participação de estudantes da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA/Brasil) e jovens da Ordem Internacional Demolay, fica na Avenida Alziro Zarur, próximo à Praça Nishinomiya, no Aeroporto.

Publicidade


Na quarta-feira (7), das 10h às 14 horas, alunos do curso de Medicina da UEL e integrantes da IFMSA vão expor bolsas de sangue artificiais no Terminal Urbano Central (Rua Benjamin Constant, 1.020), para chamar a atenção da população.


Na quinta-feria (8), das 14h às 17h30, a blitz educativa vai estar na Rua Mato Grosso, no trecho entre as ruas Santa Catarina e Maranhão.

Publicidade


Às 14 horas do mesmo dia, integrantes da BPW Londrina fazem panfletagem sobre a importância da doação de sangue durante o "Quentão Rosa", evento coordenado pela ONG Nós do Poder Rosa, no salão da Catedral, Travessa Padre Eugênio Herter, 33.


No sábado (10), entre das 9h às 13h, a mesma panfletagem vai ocorrer no Calçadão de Londrina.


As atividades em Londrina também fazem parte da programação da 3ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue, instituída pela Lei Municipal 12.037/2014.

Para saber como doar sangue, leia mais sobre nesta matéria.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade