O governo do estado indiano de Andhra Pradesh afirmou que uma nova lei, a ser aplicada em breve, vai tornar obrigatório o exame de HIV antes de um casamento. "Aqueles que querem registrar o casamento precisam fazer o exame de HIV/Aids antes", disse o ministro estadual da Saúde K Rosaiah.
A fim de conscientizar a população sobre a doença, membros da assembléia estadual se submeteram em público aos exames para detectar a presença do vírus.
A Índia tem o número mais alto de infecções pelo HIV do mundo, de acordo com a ONU. No sul do país, Andhra Pradesh é o quinto maior Estado em população e é um dos mais atingidos pela doença.
'Inspiração' - O governo de Andhra Pradesh afirma que todos os funcionários e seguranças contratados na assembléia estadual terão de fazer exames de Aids. Os resultados não serão divulgados. Ainda não se sabe o que o governo do estado vai fazer com esta informação.
Ativistas afirmam que um dos grandes problemas na batalha da Índia contra o HIV/Aids é a falta de conhecimento a respeito da doença e o estigma ligado à Aids. Autoridades em Andhra Pradesh esperam que a campanha publicitária mostrando políticos ajude a população a superar estes fatores.
A proposta de obrigatoriedade dos exames de HIV para casais que estão planejando o casamento é parte de uma série de medidas que visam diminuir o aumento de infecções em Andhra Pradesh. Detalhes da legislação e de como ela seria imposta ainda não foram esclarecidos.