São inquestionáveis os avanços médicos nas últimas décadas. Um deles se deve à evolução dos diagnósticos por imagem.
Popularizado no Brasil na década de 70, os exames de ultrassonografia tridimensionais e seus recursos adicionais permitem investigações detalhadas e, principalmente, o acompanhamento pré-natal seguro das mães que vêm por aí.
Mas o progresso na área não para por aí. Uma startup de Porto Alegre - a '3D Protos' - criou um serviço de impressão tridimensional em tamanho real dos bebês em período gestacional a partir das imagens de ultrassom 3D.
O bebê, que ainda se encontra em desenvolvimento, ganha uma versão impressa tridimensionalmente a partir de uma Ecografia 3D, fazendo com que todos os detalhes da criança possam ser observados e acompanhados pelos pais e profissionais da saúde de perto.
A técnica promete mudanças significativas ao segmento, já que os pais e familiares poderão criar laços ainda mais profundos com a criança que está para nascer.
Os idealizadores do projeto, apesar da inovação, ainda não estão satisfeitos. A startup quer utilizar o serviço a favor dos novos pais, sem deixar as diferenças de fora.
A impressão 3D dos bebês poderá ser um aliado importante para os pais que são deficientes visuais. O procedimento será extremamente favorável a essas pessoas, as quais terão a chance de conhecer seu filho através das sensações de toque em todas as etapas da gravidez.
(Com informações do site Catraca Livre)