A Administração Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Saúde, realizará novamente a campanha de exame preventivo de câncer de mama e de colo de útero no primeiro sábado de julho (05), das 8 às 16 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Wilson Costa Funfas, da Vila Esperança.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Saúde de Ibiporã, Rosângela Borges, o horário alternativo para a realização dos exames tem como objetivo atender principalmente as mulheres entre 25 e 64 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde por mais apresentar casos da doença. Entretanto, todas as mulheres poderão fazer o exame.
"A primeira campanha deste ano, ocorrida em maio, foi muito positiva. Realizamos aproximadamente 430 exames, porém não conseguimos atingir muitas mulheres entre os 25 e 64 anos. Por este motivo, realizaremos novamente os exames preventivos, em horário alternado, para que as mulheres que trabalham em período integral aproveitem esta oportunidade", explica Rosângela.
Leia mais:
Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Testes rápidos para identificação de HIV, sífilis e hepatites B e C também serão feitos no local, entretanto, até as 10 horas. "Convidamos a população de Ibiporã para não ficar em dúvida e fazer o teste", convida a coordenadora.
Na última campanha de teste rápido realizada no município, também em maio, mais de 200 pessoas fizeram o exame. O teste rápido para detecção de DSTs pode ser feito todas as quartas-feiras na UBS Mauro Fel Figueiras, do Jardim San Rafael. Para fazer o exame é preciso apresentar um documento com foto e não há necessidade de jejum ou pedido médico.