A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) terá até o final deste ano o primeiro Centro de Atenção Especializada a Pacientes com Fissura Lábio-Palatal do interior do Paraná. O Centro será construído junto ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).
Todos os pacientes dessas regiões terão seus sofrimentos minorados, visto que atualmente precisam se deslocar a outros centros de atendimento distantes de suas residências. Atualmente, os centros mais próximos se localizam em Curitiba e na cidade paulista de Bauru.
Ainda no primeiro semestre de 2008 estará finalizado o projeto da segunda fase desse novo prédio, que abrigará salas de aula, salas de multimídia e auditório, destinado aos cursos de Enfermagem, Odontologia, Farmácia e Fisioterapia, bem como as novas instalações do Banco de Leite do Hospital Universitário do Oeste do Paraná.
A obra
A obra terá em sua primeira fase 1.515 metros quadrados, além de rampas de ligação ao Complexo Hospitalar do HU. Os recursos, num valor inicial de R$ 1.292.500,00 são provenientes do Fundo Nacional de Saúde e do Tesouro do Estado do Paraná, por meio das Secretarias de Estado de Saúde e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, além da contrapartida da Unioeste.