O Governo do Estado autorizou nesta segunda-feira (27) o repasse de R$ 1,5 milhão para compra de equipamentos ao Hospital Regional João de Freitas, de Arapongas, no Norte do Paraná. Os aparelhos permitirão a abertura de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento adulto.
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, explicou que serão adquiridos ventiladores mecânicos, monitores multiparamétricos e outros itens necessários para o funcionamento da UTI. As obras da nova ala foram iniciadas em abril de 2014 e estão bem adiantadas. A previsão é que o serviço comece a funcionar em dezembro, ampliando para 68 o número de leitos de UTI adulto disponíveis no hospital.
De acordo com Caputo Neto, o Hospital Regional João de Freitas cumpre papel estratégico na rede pública de saúde do Paraná, sendo referência no atendimento para toda a região Norte. "A unidade faz parte da Rede Paraná Urgência e por isso recebe apoio financeiro mensal do Estado para melhor atender a população", afirmou.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
O João de Freitas é um hospital filantrópico mantido pela Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer. "Hoje, 93% da nossa estrutura está direcionada ao SUS. Se não tivéssemos esse apoio do Estado seria praticamente inviável continuar atendendo a população", ressaltou o presidente da entidade, Umberto Tolari.
Segundo Tolari, o objetivo agora é ampliar a oferta de serviços e qualificar ainda mais o atendimento. "Em breve, pretendemos implantar mais 60 leitos de enfermaria e um novo serviço de radiologia", destacou.