Notícias

Homens jovens são os mais infectados pelo HIV em Curitiba

18 mai 2013 às 09:45

Homens jovens, com idade entre 15 e 24 anos, ocupam o topo do ranking em novos casos de aids em Curitiba. Este perfil, diagnosticado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem preocupado as autoridades sanitárias. "Os jovens perderam o receio e pararam de se cuidar", alerta o diretor do Centro de Epidemiologia, Moacir Pires Ramos.

Para conscientizar a população e principalmente os jovens, a SMS e a Comissão Municipal de Prevenção e Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids promoveram nesta sexta-feira (17), na Boca Maldita, a 30ª Vigília pelos Mortos de Aids, em sinal de solidariedade à memória dos que morreram da doença e também para incentivar o diagnóstico precoce, para não precisar lembrar de tantos mortos. "São 700 novos diagnósticos de HIV a cada ano", informa o médico Moacir Ramos, lembrando que HIV é o vírus que provoca a aids.


Foram distribuídos panfletos educativos sobre como evitar e como tratar as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); prevenção da doença e camisinhas.


Atendimento


Além do Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), a Secretaria de Saúde atende a população nos centros especializados localizados no Boqueirão, Vila Hauer, Santa Felicidade, Salgado Filho e Bairro Novo. Testes para diagnóstico do HIV estão disponíveis nas 109 unidades básicas de saúde de Curitiba. Todos os casos com resultado positivo são encaminhados para o atendimento especializado e a pessoa recebe a orientação necessária sobre o tratamento da doença, assim como os remédios, sem custo.

Rodrigo Cardoso, do Grupo Dignidade, atuou como voluntário nesta manhã. "Vim dar minha contribuição para sensibilizar um número cada vez maior de pessoas. Se preservar é um gesto de amor para consigo mesmo", disse.


Continue lendo