O ministro da Saúde, José Ramos Temporão, informou há pouco que foi confirmada hoje (16) a primeira "transmissão sustentada" do vírus Influenza A (H1N1) no Brasil. Segundo ele, a Secretaria de Saúde de São Paulo concluiu às 10h de hoje um estudo mostrando a contaminação de um paciente que não teve contato com pessoas contaminadas no exterior. Também foram confirmadas 11 mortes pela gripe suína.
"Depois de uma análise exaustiva, concluiu-se que um paciente que morreu no último dia 30 em São Paulo não teve contato com pessoas que estiveram no exterior", disse Temporão, que neste momento concede uma entrevista coletiva.
Temporão lembrou que sete países estão em situação de transmissão sustentada da gripe suína: Estado Unidos, México, Canadá, Argentina, Chile, Austrália e Reino Unido. Ele ressaltou que todas as estratégias de controle da doença foram tomadas há três semanas e a rede de hospitais está integrada para monitorar todos os casos.
Riscos
Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou em entrevista coletiva hoje que o fato de o vírus da gripe suína circular agora em território nacional muda o cenário da doença no País. De acordo com Temporão, a partir de agora as pessoas precisam ficar mais atentas aos sintomas da gripe.
"O cenário agora exige que se fique mais atento a dores no corpo, febre alta e problemas respiratórios. Nada de se automedicar ou tomar chá. É preciso procurar um médico. Além disso, é importante seguir a recomendação de lavar as mãos muitas vezes ao dia e evitar compartilhar copos, talheres, toalhas", afirmou o ministro.