Notícias

Governo do Paraná só vai comprar vacinas para Covid-19 aprovadas pela Anvisa

08 dez 2020 às 17:33


A Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) do Paraná informou nesta terça-feira (8) que está "agindo para trazer vacinas com eficácia garantida” para a imunização dos paranaenses. O anúncio foi feito um dia após o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM) dizer que fez acordo com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para adquirir a vacina Sinovac, produzida em parceria com o Instituto Butantan.

A manifestação do governo do Paraná veio após uma reunião Ministério da Saúde com governadores. De acordo com nota expedida pela Sesa, o "Ministério da Saúde está empenhado com a vacinação contra o novo coronavírus”. Ainda de acordo com a nota, o governo federal manteve disposição de dialogar com vários laboratórios e outros Estados e garantiu distribuição igualitária do imunizantes, "desde que aprovados pela Anvisa”


O governo paranaense voltou a citar a reserva de R$ 200 milhões para a aquisição da vacina que "apresentar os resultados mais satisfatórios” e disse que está aberto a negociar com todos os laboratórios que estão testando vacinas contra o coronavírus, "mas aguarda liberações do órgão regulador federal”.


A disponibilização de uma vacina contra o Sars-CoV-2, vírus que provoca a Covid-19, virou uma corrida de imunização da população. Vários laboratórios do mundo estão testando seus medicamentos e o governo do Paraná anunciou, ainda em julho, parceria com a china para a produção do imunizante nos laboratórios da Tecpar.


Depois, anunciou tratativas para produzir no Paraná a versão russa da vacina, que só estaria pronta no segundo semestre de 2021.

Na segunda-feira (7), João Doria anunciou que inicia a imunização de paulistas ainda em janeiro do próximo ano. O anúncio fez com que o governo federal, que vê em Doria um potencial adversário para as eleições 2022, acelerar um plano de imunização nacional, que começaria em março do ano que vem.


Continue lendo