O Instituto de Farmanguinhos-Fiocruz iniciou a distribuição de quase 6 milhões de unidades farmacêuticas de sulfato de atazanavir nas concentrações de 200 e 300 mg. Fruto de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) com o laboratório americano Bristol-Myers Squibb, o antirretroviral é o mais utilizado no tratamento de pessoas que vivem com HIV/Aids no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente 47.600 pessoas fazem uso deste antirretroviral.
O envio realizado pela Fundação constitui a segunda etapa de distribuição neste ano. Ao todo, foram distribuídas 4.132.470 cápsulas de atazanavir 300 mg e 1.822.440 na concentração de 200mg. A pauta de distribuição segue o Termo de Execução Descentralizada (TED), documento do Ministério da Saúde com as quantidades a serem enviadas a cada estado brasileiro.
Neste segundo envio, foram beneficiados com o atazanavir 300mg, os estados de Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A quantidade referente à concentração de 200 mg foi enviada aos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e para o Distrito Federal.
Leia mais:
Pesquisa aponta que 29% dos brasileiros têm algum medo com relação às vacinas
Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Com esta ação, Farmanguinhos executou a meta proposta para 2014. A próxima distribuição está prevista para janeiro do ano que vem. Até julho de 2015, a unidade deve fornecer mais de 16 milhões de unidades farmacêuticas ao Sistema Único de Saúde (SUS).