Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Associação

Falta de vitaminas pode provocar doenças na dentição

Redação Bonde
22 ago 2011 às 14:47
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A frase "a beleza vem de dentro" é verdadeira, pois os diversos alimentos que ingerimos influenciam a expressão das mais variadas funções em nosso organismo, incluindo as funções vitais. Não é novidade que as vitaminas e os sais minerais são componentes importantes no bom funcionamento dos sentidos, da memória, da construção dos ossos e da cicatrização. Talvez seja novidade o fato de que alguns dentistas começaram a receitar vitaminas aos seus pacientes, obtendo uma série de benefícios clínicos.

A odontologia moderna também emprega vitaminas como forma de fortalecer o indivíduo e auxiliar no combate a doenças como cárie e doença periodontal, uma vez que o controle dessas doenças infecciosas também envolve o bom funcionamento do sistema de defesa. A vitamina C, por exemplo, é fundamental na síntese do colágeno, que por sua vez é fundamental nos processos de cicatrização. Um estudo publicado por equipes das universidades finlandesa e sueca demonstrou que baixos níveis de vitamina C no plasma sanguíneo podem estar associados ao aumento significativo do número de espécies bacterianas envolvidas na doença periodontal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A vitamina D, por sua vez, é um coadjuvante importante na fisiologia óssea, refletindo diretamente no fenômeno de osseointegração dos implantes dentários. Estudos laboratoriais em ratos, conduzidos em 2009, demonstraram uma deficiência na integração entre o osso e a superfície de implantes (osseointegração) em pacientes com insuficiência de vitamina D.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja o vídeo:

Arrascaeta, do Flamengo, desabafa após terapia: 'Comecei a viver de novo'

Imagem de destaque
Jeremy Farrar

Mudanças climáticas agravam epidemia global de tuberculose, diz cientista chefe da OMS

Imagem de destaque
Semanal

Paraná registra mais 264 casos de dengue

Imagem de destaque
Conhece?

Dificuldade no diagnóstico atrasa tratamento de neuromielite óptica, doença que pode cegar


Dentro desse contexto, em muitos casos de tratamento odontológico, envolvendo o controle de doenças bucais infecciosas e/ou procedimentos cirúrgicos (com ou sem implantes), é prudente investigar as deficiências vitamínicas e suplementar as vitaminas de forma racional e adequada.

Artigo de Maristela Lobo - Mestre em Odontologia, Doutora em Clínica Odontologia, Especialista em Periodontia, Professora dos Cursos de Pós - graduação em Odontologia Estética e implantes no SENAC – SP, Tem residência em Harvard (com es.ti.lo press).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo